Publicado por Georgia S. em 20 de Julho de 2012 / Colunas, Reviews
NU’EST – Action
Álbum:
Action
Lançamento:
11.07.2012
Nota:
8

Rookie battle! Entre Power do B.A.P, MAMA do EXO e Action do NU’EST, o último levou a melhor e ganha um review aqui no KBOX. Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook e votar nas enquetes para as próximas reviews!

O NU’EST debutou mais cedo este ano e já assegurou uma fanbase bem grande com a ótima FACE, e rapidamente se tornou um dos melhores rookies de 2012. O primeiro mini-álbum – Action – tenta consagrar o grupo na cena K-POP enquanto também tenta mostrar um lado completamente novo do grupo. Vamos ver?

O mini abre com Not Over You, bem upbeat e verão, aquele tipo de faixa lançada nos álbuns que tem release perto do verão (um exemplo parecidinho seria 니가좋다, do Infinite e até DANCING IN THE RAIN, do mais novo recente lançamento do B.A.P). Not Over You não deixa de ser boa por causa disso – ao contrário, eu realmente acho a faixa bem boa! Os vocais estão bons e claros, o instrumental sintético (mas com uns acordes de guitarra dando uma força) não enjoa tanto assim e eu gosto bastante do bridge, quando a música dá uma paradinha. No mais, é fofa e não dói ouvir no repeat.

Action abre dramaticamente com um instrumental digno de vilões do cinema, instrumental esse que dá lugar à um ritmo eletrônico pesado e agressivo e os primeiros versos são basicamente um discurso pseudo-antitotalitário – vamos lá, meu filho, faça alguma coisa, não seja uma marionete, lute contra o sistema, revide, eles não controlam você! – e o fantástico de Action é que, apesar de ser obviamente puxada para o pop mainstream, ela consegue passar uma mensagem que vai além do oi, eu amo você, baby. Pontos positivos para boybands que conseguem lançar músicas ótimas e com uma mensagem interessante. Action tem uma melodia rápida, dramática e fluida que quase não é interrompida, a não ser pelo dubstep pesado aos 2:10 faixa adentro. Aliás, se eu tivesse que falar alguma coisa em desfavor à Action, seria o dubstep: desnecessário, poderia ter ficado só no MV e nas performances. Mas no mais, eu estou viciadíssima em Action. Muito bem, crianças, muito bem!

Sandy não desceu tão bem quanto as duas primeiras. Dedicada às fãs do grupo, Sandy é uma clássica música pirulito: tem um pacote coloridinho e gosto doce. Romântica e levinha, puxada para um pop eletrônico upbeat, tem um refrão que possivelmente vai grudar na sua cabeça e instrumental um pouco fraquinho, genérico. Nada de mais, nada de menos. Gosto do bridge com o piano, e o rap ficou bonitinho – mas sinceramente, é doce demais para mim. Há quem goste – há quem ame esse conceito de música para boybands, aliás – mas há um choque de estilos quando comparo Sandy com Action, por exemplo, e até mesmo FACE e I’m Sorry, do primeiro single.

E para encerrar o mini não podia faltar ela, a baladinha básica. Não vou mentir, fiquei um pouco #chatiada com a inclusão da balada, mais por estar esperando algo mais forte para terminar o primeiro mini, ou mais diferente (new establish style and tempo, não?). Happy Birthday deixa para trás os elementos eletrônicos e sintéticos da maioria das músicas do NU’EST para dar espaço à um instrumental simples de piano: basicamente um instrumental vitrine para as vozes dos meninos. Vozes estas que, sim, estão fantásticas. Gosto principalmente do tom da voz do Baekho, e dos adlibs e notas mais altas no final. É bonita, mas até certo ponto é chata e talvez não tenha sido uma boa pedida para fechar um mini. Muito igual a todo mundo, NU’EST.

No mais é um mini okay – duas faixas boas, duas nem tanto. Poderia ser melhor? Poderia. Mas os meninos ainda estão começando, então até nem me surpreendo que a Pledis resolveu pegar o caminho mais seguro. De qualquer jeito, a title track Action é incrível, e Not Over You também me agradou. Sandy e Happy Birthday poderia ter ficado de fillers para um álbum completo, então espero que o próximo lançamento seja mais consistente. A Pledis tem um ótimo grupo nas mãos e, felizmente, ela parece ter pego um caminho rápido para o topo com eles. Que continuem assim! ♥

9,5 + 10 + 5 + 7,5 = 32 / 4 = 8
comments powered by Disqus